Saúde no Canadá – Dentista e custos

Uma das grandes preocupações de quem pensa em ir viver em outro país recaem sobre os sistemas de saúde, seus funcionamentos e valores. O que é compreensível, afinal se existir a necessidade de uma consulta médica é importante saber como agir.

O Canadá possui um abrangente sistema de saúde público, utilizado por 90% da sua população e que fornece grandes partes dos serviços médicos necessários gratuitamente a todos os seus residentes legais e até mesmo imigrantes em situação regular recém-chegados. Mas, vale ressaltar, que serviços odontológicos não fazem parte do sistema público, ou seja, é pago.

Saúde no Canadá: Indo ao dentista

Em uma pesquisa rápida na internet é quase certeza que irá encontrar muitas informações afirmando que ir ao dentista no Canadá é caro, no entanto muitas dessas comparações são baseadas apenas na conversão dos valores das moedas e não proporcional ao custo de vida.

Logo de cara é importante ter em mente que necessitar de uma consulta ao dentista no Canadá, seja de rotina ou mesmo para realizar algum procedimento específico, tem um custo proporcional menor ou equivalente do cenário que encontramos no Brasil.

Os planos odontológicos, que tanto pode ser um benefício trabalhista como contratado, diminuem consideravelmente o valor pago pelos serviços executados. Os valores e tamanho da cobertura variam de acordo com o plano escolhido, assim como ocorre por aqui.

Se em termos de custos e formas de pagamento encontramos semelhanças entre os dois países,  é no atendimento que é possível perceber as maiores diferenças o Brasil e o Canadá.

A primeira diferença é que toda vez que for consultar o seu dentista canadense, antes de realizar qualquer procedimento será feito um raio-X de sua boca, permitindo assim que o profissional perceba qualquer alteração existente.

Além disso, no Canadá , o responsável por realizar procedimentos como a limpeza dos dentes e remoção de placas e tártaros é um profissional específico, com formação voltada a higienização dos dentes, enquanto fica a cargo do dentista diagnosticar possíveis problemas e realizar os tratamentos corretivos necessários.

Essa divisão do trabalho impacta diretamente na qualidade do serviço, permitindo que todos os procedimentos sejam realizados com cuidado, sobre o olhar de profissionais capacitados para as funções que exercem e sem qualquer sobrecarga de serviço.

Demais procedimentos como obturações, extrações de dentes, colocação de aparelhos, etc, obedecem a padrões consolidados no mundo todo conforme a prática da profissão.

gostou do artigo? compartilhe

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest
Precisa de ajuda?