Tomar a decisão de imigrar é apenas o início de um processo que exige muita dedicação, paciência e uma boa dose de burocracia, sendo que quanto maior o número de informações corretas que souber sobre seu destino, mais tranquila será sua adaptação e você estará preparado para as situações que podem surgir.
Uma das grandes preocupações dos candidatos a imigrantes canadenses recai sobre o custo de vida no país, especialmente em fase inicial de adaptação e quando a mudança está sendo realizada sem uma oferta de emprego concreta.
Se esse for o seu caso, a primeira dica é: fique tranquilo. O Canadá possui uma ótima política de imigrantes e uma boa oferta de demandas de emprego, e mesmo aquelas profissões não qualificadas permitem que seja possível viver no país.
Agora, se quiser saber com mais detalhes, preparamos esse artigo abaixo que vai lhe ajudar a entender o custo de vida no Québec, um das principais províncias canadenses.
Entendendo o custo de vida no Québec
Antes de começar a apresentar alguns números, vale ressaltar que o custo de vida é sempre impactado por fatores objetivos, como se irá sozinho ou com família e se irá apenas trabalhar ou também estudar, assim como os subjetivos como, por exemplo, o padrão de vida ideal para você.
Aos que optam por Québec como destino a boa notícia é que as duas maiores cidades da província, Montreal e a homônima Québec, apresentam custos de vida que são relativamente menores quando comparado as grandes cidades das américas, aliados a uma vida cultural e econômica vibrantes.
Para ajudar a ilustrar esse fato, enquanto em Montreal o aluguel médio de uma residência com 3 quartos custa em torno de C$ 950 em Toronto esse valor chega a C$ 1.510, ou seja quase 1/3 mais caro!
Além disso, em estudo divulgado pela agencia estatal Statistique Canada sobre o custo de vida das famílias na cidade de Québec, levantou que em média cada uma delas necessitou de C$ 69.215 para cobrir todas as suas despesas no ano, o que considerando uma família de 3 pessoas, chegaríamos ao valor de aproximado C$ 23.071,00 por pessoa ao ano e C$ 1.922 ao mês.
Considerando ainda que no estudo são considerados gastos como jogos de azar, consumo de bebidas alcoólicas, gastos com revistas e publicações, etc,podemos dizer que o custo de vida mensal para uma pessoa se adequar com tranquilidade ao salário mínimo da província.
Na prática isso significa que mesmo em seu início de vida em terras canadenses acabe se alocando em empregos que remunerem com base no salário mínimo, ainda assim é possível levar uma vida com tranquilidade, mesmo que inicialmente abra mão de alguns confortos.
Morar no Québec permite alcançar uma qualidade de vida como em poucos lugares do mundo com um custo relativamente mais baixo quando comparadoa grandes cidades da Europa, EUA e até mesmo Austrália, valendo a pena procurar saber mais.
Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Comente!
Até a próxima!