Como montar um currículo no Canadá

Entre aqueles que possuem o sonho de viver em outro país, uma das grandes preocupações antes da mudança definitiva está relacionada a procura por uma vaga de emprego, afinal, mesmo em economias que apresentam um bom índice de crescimento esse processo demanda tempo e dedicação.

Em um artigo anterior aqui em nosso blog já conversamos com vocês sobre como é o processo seletivo nas empresas canadenses, mas lá, assim como cá, antes de chegar à entrevista de emprego é preciso encontrar as vagas que se adequam a sua carreira e realizar o disparo de currículos.

Embora o processo seja semelhante é preciso lembrar que estamos falando de um país com outra cultura, logo, para conseguir emprego no Canadá é preciso adequar o seu currículo de acordo com os padrões exigidos pela empresa daquele país.

Procurando emprego no Canadá: preparando seu currículo

Antes de iniciar é importante destacar uma diferença fundamental entre os mercados de trabalho canadense e brasileiro: enquanto em nossa pátria mãe é comum observamos empresas que buscam profissionais generalistas (os famosos multitarefas), no Canadá a especialização é valorizada.

Dessa forma, quando for procurar emprego no Canadá é preciso ter em mente que as experiências que devem constar no seu currículo e que realmente importam para as empresas são aquelas ligadas às tarefas explicitadas na vaga anunciada.

Se por aqui é comum encontrarmos profissionais que inflam seus currículos com informações que muitas vezes são pouco relevantes na ânsia de mostrar toda sua capacidade de cumprir diversas funções, em território canadense essa é uma tática que deve ser repensada.

Logo, se você está se candidatando para uma vaga ligada ao desenvolvimento web deixe aquele curso super bacana sobre literatura russa e a questão da justiça em Dostoievski de fora, isso porque embora a cultura geral seja importante para um profissional, não há qualquer relação com as tarefas que serão desempenhadas no trabalho.

Mas não basta preparar o currículo de acordo com cada vaga que se candidata, é preciso mostrar as contratantes, por que você é a pessoa ideal para ocupar aquele posto de trabalho, literalmente através de um “cover letter” que deve ser enviada junto com o currículo.

Em termos comparativos, esse documento se assemelha a uma carta de apresentação exigida por algumas empresas nacionais. A dica aqui é ficar atento com seu inglês, ou francês, e, novamente, fugir de informações desnecessárias e que pouco ou nada acrescentam.

Foque nas suas experiências profissionais e trabalhos realizados que se comuniquem diretamente com a descrição das funções que serão executadas publicadas no anúncio da vaga, afinal, se você é “o” cara para a vaga isso se deve a sua total capacidade de executar aquilo que vai lhe ser solicitado, certo?

As diferenças culturais entre nações permeiam diferentes aspectos da vida em sociedade e no mercado de trabalho não poderia ser diferente. Embora o Canadá possua um mercado de trabalho aberto a imigrantes, é necessário compreender as especificidades estando preparado para com as práticas adequadas obter o sucesso profissional, que começa pela preparação do currículo.

Antes de traduzir seu currículo brasileiro e sair distribuindo o mesmo às empresas canadenses, analise o mesmo com calma e faça as modificações necessárias para se destacar da concorrência.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Envie um comentário!

Até a próxima!

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