Como funciona o delivery no Canadá?

Os serviços de entrega, ou delivery, são uma opção consolidada no mundo todo e que permite desfrutar de bens e produtos dos mais variados tipos sem ter que sair da comodidade do seu lar, sendo perfeitos para aqueles dias corridos ou mesmo para os que não gostam de sair de casa.

Se antigamente os mesmos eram associados à compra de comidas, especialmente as pizzas, hoje em dia é possível receber na porta de casa coisas como remédios, compras inteiras de supermercado e tudo isso sem nem mesmo ser necessário a realização de um telefonema.

Com o desenvolvimento de aplicativos e a preocupação cada vez maior das empresas em atender as necessidades do consumidor, a tendência é que esse tipo de serviço venha a se tornar cada vez mais comum em diferentes segmentos.

Embora o princípio seja o mesmo, o delivery no Candá possui algumas diferenças quando comparados ao Brasil.

Entendendo o delivery no Canadá

A ideia é simples: através do seu telefone ou internet você solicita um produto, informa o seu endereço e dentro de alguns minutos um entregador bate a sua porta com o que solicitou, realiza o pagamento e pode desfrutar da sua aquisição sem que para isso tenha que sair de casa.

Embora o princípio do delivery seja o mesmo em qualquer parte do globo, algumas diferenças culturais são facilmente observadas quando realizamos uma comparação entre países.

Quem não se lembra de ter visto alguma cena em um filme norte-americano aonde o entregador de pizzas chega de carro a uma casa? Ou então que após receber o pagamento fica esperando a gorjeta?

Embora essas produções sejam rodadas nos Estados Unidos, poderia muito bem ser aplicada a realidade canadense.

Logo se por aqui em terras tupiniquins seja comum observarmos o enxame de motociclistas cortando as grandes cidades para a entrega de produtos, no Canadá as motos estão mais ligadas ao lazer que a execução de algum ofício.

Portanto se ao chegar a território canadense bater aquela vontade de desfrutar de uma pizza e o entregador chegar a sua residência de carro, não se assuste pois isso é o padrão por todo o país.

E mais: caso resida em apartamento pode esperar que o entregador irá bater a sua porta. Isso mesmo, nada de descer na portaria para retirar, o costume é autorizar a entrada em seu prédio e receber o pedido sem perder o conforto do lar nem por alguns poucos minutos. Lembrando que isso vale para todos os serviços, até mesmo os correios.

No entanto, com relação a esse tipo de serviço a maior diferença existente entre Brasil e Canadá diz respeito à entrega de gorjetas.

Embora o pagamento das mesmas não seja obrigatório trata-se de uma questão de hábito e educação, e embora não exista um valor definido para o pagamento de gorjetas a cada serviço, o costume é oferecer cerca de 10 a 15% do valor do pedido, sendo que o cálculo da quantia a ser paga fica a cargo do cliente.

Para aqueles que sonham ou estão a caminho de viver no Canadá, conhecer as diferenças culturais, mesmo nos menores aspectos, contribui para uma melhor adaptação ao novo país e ajuda a estar preparado para enfrentar as situações cotidianas.

Continue nos acompanhando para saber mais!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

gostou do artigo? compartilhe

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest
Precisa de ajuda?