Tipos de moradia no Canadá – Homestay e outros

Escolher a moradia ideal não é uma tarefa fácil, nem mesmo em nossa cidade natal. São diversos os fatores que devem ser considerados na hora de tomar esta decisão, como: localização, valor do aluguel, estado de conservação do imóvel, se você morará sozinho ou acompanhado, etc.
 
Só de imaginar este montante de decisões, e considerando o fato de que estas serão tomadas em um país que ainda não conhecemos, chega a dar um arrepio na espinha!
 

 

As alternativas de moradias mais populares do Canadá são: Homestay, repúblicas, ou residência própria (ainda que alugada). Conheça a diferença entre elas, abaixo.
 
Moradia no Canadá – Como funciona um Homestay? 
 
Homestay é o nome dado às casas de família que recebem estudantes estrangeiros como hóspedes. É uma excelente oportunidade para vivenciar os hábitos da cultura local e até mesmo aprimorar o idioma.
 
Lembre-se: ao optar por Homestay, você passa a fazer parte de uma família com regras e rotinas já estabelecidas. Por isso, com antecedência à sua viagem, conheça a família com a qual você morará. Você pode fazer videoconferências no Skype, por exemplo, e isso pode ser decisivo para a construção de um bom relacionamento.
 
Além do Homestay, serviços como o prestado pelo site Airbnb, que possibilita estadias temporárias em espaços residenciais, também são uma ótima opção para os que estão chegando ao país, até que tenham condições de partir para uma moradia própria ou compartilhada.
 
Como alugar um apartamento no Canadá? 
 
Assim como no Brasil, localização conta muito em termos de preço de aluguel de residências. Um apartamento no centro de Vancouver cujo o custo de aluguel – em dólares canadenses – é de em média $1.200,00, custará algo como $900.00, se localizado fora da cidade, por exemplo.
 
Por isso a dica é realizar uma boa pesquisa em sites de classificados como o Craiglist ou Kijiji, e agendar visitas para conhecer o local.
 
Outro ponto a se atentar é sobre a documentação necessária para efetuar o aluguel. Além da análise de crédito, podem ser exigidos: carta do empregador, extrato bancário e referência do antigo senhorio, bem como o pagamento antecipado do primeiro e do último mês de aluguel.
 
Embora possa parecer burocrático, o processo em si acaba sendo mais fácil e rápido quando comparado ao do Brasil.
 
O tipo de moradia ideal em território canadense irá sempre depender, não apenas dos recursos disponíveis, mas também, dos objetivos de cada imigrante. Independente da escolha, vale sempre realizar uma pesquisa cuidadosa para chegar ao lar ideal!
 
Continue nos acompanhando para sabe mais sobre o estilo de vida no Canadá!
 
Dúvidas ou sugestões? Comente!
 
Até a próxima!
 
Postado por: Interapoio | www.interapoio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *