PGWP – Entenda a permissão de trabalho pós graduação!

Uma das formas mais utilizadas por aqueles que pretendem conquistar o visto de residente permanente no Canadá é a solicitação do PGWP (Post-graduation Work Permit), que permite aqueles que realizaram cursos em universidades canadenses trabalhem legalmente no país sem limites de horas por um período de até três anos.

Isso, contudo, não significa que você deva sair correndo para se matricular em qualquer universidade ou curso em terras canadenses, isso porque embora o PGWP seja uma dos melhores dispositivos para os interessados em trabalhar no Canadá e posteriormente conquistar a residência no país a regras bem específicas para obtenção do mesmo.

Entendendo mais do Post-graduation Work Permit

A primeira informação que deve ter em mente é que a permissão para trabalhar no Canadá após a conclusão de estudos naquele país só é concedida uma vez a cada pessoa, logo se passou pela sua cabeça a ideia de estudar/trabalhar/estudar/trabalhar… Já tenha em mente desde já que isso não será possível.

Também é importante reforçar que não são quaisquer cursos ou instituições de ensino que permitem a aplicação para obtenção da licença de trabalho, por isso antes de se matricular em algum curso, se a ideia for estender a estádia no país, fique atento a esses detalhes.

Em um período anterior era possível encontrar uma lista com as universidades que permitiam a concessão da mesma, no entanto, já há algum tempo não é mais possível encontrá-la o que pode vir a dificultar a escolha dos candidatos a imigrantes.

De maneira geral, contudo, as faculdades públicas em programas de ensino de oito meses ou mais permitem a obtenção da licença, enquanto que no âmbito das particulares é necessário que o curso escolhido seja um degree, como Bachelor’s  degree ou Master’s degree.

Outro ponto que deve se atentar é que o tempo de permissão concedido para trabalhar no Canadá em programas de até dois anos será sempre equivalente com a duração do mesmo, logo se optou por cursos com duração de oito meses, sua licença será de oito meses e asism por diante.

Para aqueles que estão em busca do visto de residência permanente o recomendado é que busque cursos de dois anos ou mais de duração que irão permitir a conquista do post-graduation work permit por um prazo de três anos.

Lembrando que quanto maior o tempo vivendo em território canadense e melhor for o desenvolvimento de sua carreira, maiores são as chances de conseguir se tornar um imigrante naquele país, portanto se esse for seu objetivo final, prefira essa opção, que pode exigir um pouco mais de investimento, mas com maiores probabilidades de sucesso para alcança-lo.

Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *