Como conseguir um emprego no Canadá?

A conquista de um novo emprego é uma etapa fundamental para realizar o sonho de viver no Canadá, no entanto, a busca por trabalho e participação em processos seletivos é marcada por diferenças importante quando comparadas ao mercado de trabalho brasileiro.
 
Emprego no Canadá: conquistando o seu 
 
Procurar emprego no Canadá pode não ser uma tarefa fácil, embora as principais cidades do país apresentem bons níveis de oferta de trabalho. As diferenças nos processos de seleção exigem do candidato conhecimento e dedicação na busca pela vaga ideal.
 
O primeiro fator a se considerar nessa busca é o domínio do inglês ou do francês, no caso do Quebec, não apenas para elaboração do currículo e acesso a sites de ofertas de empregos, mas também para uma participação consistente nas diversas etapas de seleção que podem ser exigidas.
 
O primeiro passo é a elaboração do currículo em inglês, se atentando a escrita para que as informações sejam claras e livres de erros gramaticais. Também é importante que no currículo constem apenas informações relevantes para as vagas a qual pretende se candidatar.
 
A boa notícia é que no Canadá o mercado de trabalho é bastante flexível quanto à exigência de diplomas e certificações para atuar em determinadas áreas, possibilitando assim que o candidato ao primeiro emprego no país possa disparar currículos para as mais diferentes oportunidades.
 
Vale ressaltar que hoje os sites de busca de emprego são o principal meio utilizado para a contratação, valendo a pena acessar e conhecer os mais populares, como o workopolis.
 
Etapas de seleção: como funciona? 
 
Embora o processo de seleção possa ser diferente em cada empresa, é comum a existência de várias etapas que muitas vezes chegam a demorar mais de um mês até chegar ao resultado.
 
Caso uma empresa fique interessada em seu currículo, o primeiro passo será a realização de uma entrevista por telefone, onde deverá expor as suas habilidades práticas, qualidades e, caso haja, experiência na área. É importante nesse momento não inventar ou aumentar as suas capacidades, evitando assim constrangimentos nas outras etapas.
 
Sendo aprovado, o passo seguinte é a realização de uma entrevista presencial, que pode exigir do candidato a apresentação e comprovação das habilidades citadas, aliadas a algum tipo de dinâmica que verifique a sua capacidade de resolver problemas.
 
Mas não para por aí, caso venha a ser aprovado ainda pode passar por mais uma ou duas etapas, com dinâmicas em grupos, questionamentos éticos e até mesmo entrevista com os donos ou diretores, permitindo assim um conhecimento mútuo entre candidatos e empresas.
 
A ideia de mudar para um novo país e conquistar o seu espaço em um novo mercado de trabalho pode causar medo em muitas pessoas, no entanto, estar bem preparado e pronto a encarar novos desafios é fundamental para uma experiência bem sucedida.
 
Continue nos acompanhando para saber mais sobre como viver no Canadá!
 
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!
 
Até a próxima!
 
Postado por: Interapoio | www.interapoio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *