Canadá – 8 comidas tipicamente canadenses

Via Brasileiras Pelo Mundo
Por Priscila Carda











Algumas pessoas, por curiosidade, pensam: mas afinal o que comem os canadenses? Eu te explico com alguns pratos conhecidos.
Beaver Tail
A receita de família foi passada para três gerações até que em 1978 Grant e Pam Hooker decidiram transformar essa deliciosa receita familiar em um grande negócio. Eles começaram vendendo os primeiros doces em uma feira de rua em Killaloe, Ontário. Dois anos mais tarde, eles abriram a primeira loja chamada BeaverTails em um mercado em Ottawa. Desde então, a rede BeaverTails se espalhou pelo Canadá e pelo mundo. BeaverTail consiste em uma massa frita de farinha de trigo integral, esticada a mão e recheada com o sabor de sua escolha. Há várias opções como maçã com canela, oreo, chocolate com pasta de amendoim e confetes, chocolate com amêndoas, açúcar e canela, etc. Para mim o sabor lembra a massa de pastel com canela. A tradução ao pé da letra deBeaver Tail é rabo do castor, isso porque o formato lembra mesmo o rabinho do castor.
Caesar
Inventado em 1969 pelo gerente do restaurante Walter Chell na cidade de Calgary. Caesar é uma bebida muito popular no Canadá. Os ingredientes são vodka, Clamato (um tipo de suco de tomate quem vende no mercado), molho Tabasco, molho Worcestershire (também conhecido como molho inglês), sal e aipo. Confesso que a primeira vez que eu tomei não gostei muito, mas agora estou começando a gostar. Se vier visitar o Canadá vale a pena provar, é diferente!
Butter Tarts
É uma sobremesa que surgiu no Canadá no início de 1600, sendo considerada um marco na culinária canadense. Essa é uma das poucas receitas de origem genuinamente canadense. Se você gosta de doce, vai amar essa mini torta feita de manteiga, syrup, açúcar e ovos. Há opções de recheios com uva passas, pecans ou nozes. A consistência lembra um pouco pastelzinho de Belém.
Poutine
O famoso Poutine surgiu na Província de Quebec em 1950 . Essa palavra francesa (não é inglesa), segundo os dicionários franceses de Quebec, significa bagunça. O prato parece mesmo uma bagunça. Poutine consiste de batatas fritas, queijo coalho e molho gravy (molho feito de carne bovina, farinha de trigo, pimenta, sal, e outras especiarias). O Poutine é popular em todo o Canadá, não só em Quebec. O mesmo é servido em diversos restaurantes, desde McDonald’s até restaurantes mais sofisticados, ou em casas especializadas chamadas de Poutineries. Atualmente, existem várias versões de Poutine, como Poutine com bacon, Poutine com Peru, etc.
Queijos Canadenses
Resolvi incluir os queijos canadenses na lista, porque percebi que poucos brasileiros sabem que o Canadá tem um dos melhores queijos do mundo. Só para vocês terem uma noção, o país produz 670 variedades de queijos, sendo que cerca de 70% são produzidos na Província de Quebec. A qualidade dos queijos canadenses está se tornando conhecida no mundo inteiro. Em 2009, o melhor queijo do mundo, segundo o Cheese World Awards, foi o Le Cendrilon, delicioso queijo de cabra produzido em St. Raymond de Portneuf em Quebec. Os queijos mais populares que encontramos em qualquer mercado são os Canadian CamembertCanadian Brie, Havarti, Oka e Fontina.
Maple Syrup
Considerado um patrimônio canadense, o Maple Syrup é feito da seiva da árvore Maple, no Brasil esta árvore é chamada de bordo. Essas árvores são encontradas no nordeste dos Estados Unidos e do Canadá. Durante o inverno, com o frio intenso, as árvores começam a produzir um amido que fica dentro da seiva. Ao final do inverno, quando a temperatura começa a esquentar e as árvores começam a descongelar, os produtores iniciam o processo de extração da seiva. Depois de extraída da árvore, a seiva é fervida até atingir a consistência de uma calda espessa. O Maple Syrup tem variações, dependendo da época e da região onde a seiva é extraída: quanto mais escura for sua coloração, mais forte será o seu sabor. A província de Quebec no Canadá é de longe a maior produtora de Maple Syrup. O mesmo é geralmente saboreado com vitaminas, sucos, waffles, panquecas, torradas, entre outros. Muitos norte-americanos substituem o açúcar da massa de bolo pelo Maple Syrup.
Nanaimo Bars
Os canadenses são conhecidos no Brasil pelo Poutine, Salmão e Maple Syrup, porém eles se orgulham por terem criado as famosas Nanaimo Bars. Como nós brasileiros gostamos de falar e nos orgulhamos dos nossos brigadeiros, os canadenses fazem o mesmo com as Nanaimo BarsEssa deliciosa sobremesa consiste em três camadas: bolacha wafer, creme de baunilha e cobertura de chocolate. Há diferentes combinações como café, pasta de amendoim e coco. Sua origem exata nunca foi confirmada, embora em 1952 uma receita de “chocolate square (quadrado de chocolate)” foi encontrada em um livro chamado The Ladies Auxiliary do Hospital Geral de Nanaimo na Ilha de Vancouver, costa oeste canadense. Um ano depois, um livro de receitas foi publicado com o que se acredita ser a primeira receita com o nome de “Nanaimo Bars”
Tourtière
Essa saborosa torta faz parte do cardápio natalino dos Canadenses. O prato é típico French-Canadian, surgindo na Província de Quebec no começo de 1600. Dizem que o nome tourtière, era o nome do navio onde a torta era assada. Essa deliciosa torta salgada é recheada com carne bovina ou suína temperada. Em algumas regiões litorâneas é possível encontrar essa torta recheada com peixes ou frutos do mar.
Ficou com fome? Já provou algum? Qual é o seu preferido?
Fonte: Brasileiras Pelo Mundo | www.brasileiraspelomundo.com
Por Priscila Carda
Postado por: Interapoio| www.interapoio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *